
Workshop
Tipos para Leitura
com Luisa Baeta
Data e Horário
17/3 e 18/3
10h30 às 16h30
Onde
Pictorama
Rio de Janeiro
Carga Horária
10 horas
Facilitadora
Luisa Baeta
Sobre
Esse workshop vai afastar o medo que se costuma ter de desenhar fontes de texto (aquelas pensadas para composição de conteúdos longos, como livros e jornais, e por isso precisam ser de fácil leitura), apresentando conceitos importantes para quem quer iniciar o desenvolvimento de uma tipografia original. E mesmo para quem não sonha em se tornar um type designer profissional, entender os princípios da tipografia para texto oferece uma base mais sólida para seleção e uso da tipografia em qualquer projeto criativo.
O curso inclui uma rodada de mentoria online para ajudar todo mundo a continuar seu projeto depois da aula presencial.
Objetivo
Apresentar aos participantes todo o processo de criação de tipos para texto, indo do papel ao software de edição profissional Fontlab. No final do workshop, cada aluno sairá com algumas letras de sua fonte em um arquivo pronto para ser instalado em qualquer computador, e conhecerá os passos seguintes para continuar o desenvolvimento de seu projeto.
Público-alvo
Estudantes e profissionais da área criativa.
Local
Cinelândia, Centro, Rio de Janeiro (a 1 min do metrô)

Programa
- Forma e função, aprendendo a ver parágrafos e letras, a influência da ferramenta caligráfica, famílias tipográficas (itálico, negrito etc)
- Espacejamento
- Como começar sua fonte, do desenho à vetorização em um editor de fontes profissional (Fontlab)
- Como exportar a fonte e fazer documentos de teste
Pré-requisitos
Conhecimento de ferramentas de desenho vetorial.
Incluso no Curso
- Material
- Certificado impresso
- Coffee break
- Acompanhamento pós-curso
(análise de trabalhos por email + 1 mentoria online* para análise coletiva dos projetos)
*Mentoria online: 13/4, às 12h
Facilitadora

Luisa Baeta
Formada em Comunicação Visual pela PUC-Rio e Mestre em Design de Tipos pela Universidade de Reading, no Reino Unido, Luisa Baeta trabalhou 3 anos como designer de fontes na Dalton Maag, uma das maiores type foundries do mundo, em Londres. Desenvolveu projetos variados que incluem diversos sistemas de escrita não-latinos, além de ter contribuído para a biblioteca original da companhia com a tipografia “Bligh”, eleita pela Typographica uma das melhores fontes de 2015. Atualmente, Luisa trabalha como freelancer em Nova Iorque com projetos de tipografia, design gráfico e branding.
Links:







